Ex.mos Senhores,
Serve o presente para apresentar a V.ª Exas. a N/ proposta de reabilitação do Campo Polidesportivo de Vila Nova de São Pedro.
O complexo desportivo em apreço, encontra-se localizado no coração da aldeia, servindo, desde meados do ano 2000, toda a população da localidade e arredores. Importa frisar que a infraestrutura, aquando da sua construção, permitia a prática de vários desportos coletivos, nomeadamente, futsal, basquetebol, voleibol, ténis, andebol.
Tendo em conta o decorrer dos anos, encontra-se em elevado estado de degradação. O complexo apresenta desgaste do piso (o que impossibilita uma prática segura do desporto), as linhas delimitadoras e indicadoras de cada uma das modalidades praticáveis estão sumidas (em alguns casos, já inexistentes) e, tendo em conta o nível geral de degradação do espaço, a única modalidade ainda praticável (note-se, sem salvaguardar a mínima segurança dos praticantes) é o futsal, pois a prática dos demais desportos não é viável pela inexistência de equipamentos essenciais (entenda-se, rede de ténis, rede de voleibol, tabelas de basquetebol e iluminação).
Na N/ aldeia tem-se vindo a verificar um aumento considerável da população ativa e, como é de conhecimento público, a prática de exercício físico é, em todas as faixas etárias, benéfica tanto a nível de saúde e bem-estar físico e psicológico, bem como no que respeita à interação social e à integração intracomunitária.
Em face de todo o exposto, considerando todos os critérios do Orçamento Participativo, somos a entender que a reabilitação da infraestrutura terá um impacto bastante positivo na dinâmica diária da localidade, assim como no que respeita à prevenção e mitigação de comportamentos nocivos, bem como ao incentivo à prática e adoção de hábitos saudáveis.
* Os projetos aprovados serão executados tendo em conta o teto máximo orçamentado que, devido a variações de preços de materiais/serviços, poderá não ser suficiente para a sua execução total.