Sou professora no Agrupamento de Escolas do Alto da Azambuja e apresento uma proposta de construção de um telheiro, na escola Básica de Manique do Intendente.
Refira-se que entre a portaria e a entrada do edifício da escola há um espaço de recreio sem qualquer cobertura de proteção e considero imprescindível uma cobertura entre estes dois espaços (telheiro), pelo que menciono seguidamente:
1. Um telheiro pode proporcionar uma área de acessibilidade mais confortável e utilizável tanto em dias ensolarados, oferecendo sombra, quanto em dias chuvosos, protegendo o espaço da água da chuva beneficiando não só os alunos como qualquer visitante que vá à escola que poderá entrar de forma não só mais confortável como mais convidativa;
2. Essa área usada para acessibilidade, se protegida poderá ser usada para lazer, para refeições, convívio, relaxamento, desporto e outras atividades específicas. Quando a escola realiza eventos ao ar livre, como por exemplo a festa de encerramento do ano letivo, um telheiro pode ser uma solução útil de rentabilização de espaços diversificados. Ele oferece sombra para os participantes e protege a área de preparação de alimentos da chuva e do sol.
3. Este espaço em frente ao edifício da escola é utilizado algumas vezes para atividades, mas logo se lhe identificam muitas limitações decorrentes da falta de proteção. Um telheiro possibilitará ultrapassar os constrangimentos climáticos e tornará o espaço mais agradável, com várias valências e esteticamente mais bonito.
4. Além de contribuir para a um maior conforto, a existência dum telheiro, harmonizará o espaço de entrada da escola, que atualmente se apresenta como um espaço desprotegido e vazio.
Por fim, penso que toda a comunidade escolar merece essa construção, que tem vindo a ser pedida mas que ainda não foi possível de concretizar!
* Os projetos aprovados serão executados tendo em conta o teto máximo orçamentado que, devido a variações de preços de materiais/serviços, poderá não ser suficiente para a sua execução total.