O Município de Azambuja, lançou pela primeira vez o seu Orçamento Participativo (OP). Nesta edição 2021/2022, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 37 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis. De sublinhar que esta primeira edição decorre totalmente em formato online, devido à pandemia Covid-19.
Recorde-se que, os cidadãos poderiam apresentar as suas propostas em áreas como educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.
O Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.
Para esta edição 2021/2022, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.
As 37 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, na segunda fase da iniciativa, objeto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respetivo programa. Está planeada para 30 de novembro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.