A edição 2023 do OP – Orçamento Participativo do Município de Azambuja avança, agora, com a fase de votação dos projetos a decorrer de 3 de outubro a 6 de novembro de 2023.
De acordo com o regulamento, podem votar as cidadãs e os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, comprovadamente residentes ou naturais do Município de Azambuja. Cada participante tem direito a três votos em projetos diferentes, dois deles obrigatoriamente em projetos de freguesias diferentes e um voto num projeto de âmbito municipal.
Dentro das diversas áreas elegíveis, e após a respetiva análise, foram 11 as propostas validadas e que já se encontram em votação. São as seguintes:
- Proposta n.º 3 - Desafios da Juventude!!! Alcoentre 2024 (Freguesia de Alcoentre)
- Proposta n.º 7 - Colocação de estacionamento de bicicletas no Parque da Milhariça (Freguesia de Aveiras de Cima)
- Proposta n.º 15 - Anfiteatro ao Ar Livre (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
- Proposta n.º 16 - Vestir Saúde (Freguesia de Azambuja)
- Proposta n.º 17 - Graffiti (Freguesia de Aveiras de Cima)
- Proposta n.º 19 - Aprender a brincar e Requalificação do Recreio do Jardim de Infância Vale Aveiras (Freguesia de Aveiras de Cima)
- Proposta n.º 24 - Zambujeiro - Espaço Sustentável em Azambuja (Freguesia de Azambuja)
- Proposta n.º 30 - Largo Carlos Vise Costa (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
- Proposta n.º 32 - Parque Infantil (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
- Proposta n.º 35 - Um Miradouro para Todos (Freguesia de Azambuja)
- Proposta n.º 36 - Embelezamento do Largo da República (Freguesia de Aveiras de Cima)
Existem duas formas de votação, na plataforma digital op.cm-azambuja.pt e, também, por SMS. É de referir que em qualquer das modalidades, o participante terá de assegurar a veracidade da sua identidade.
Para votar por SMS, deve enviar uma mensagem (gratuita) para o número 4902, com o seguinte texto: OPAZB p[número da proposta] (espaço) [número do cartão de cidadão] (espaço) [data de nascimento aammdd] Aceito
Exemplo – OPAZB p1 1233453 20001201 Aceito
De sublinhar que o Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos e cidadãs, alargando os espaços de diálogo entre os membros eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos habitantes o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.
Para esta edição, está contemplado o valor global de 120 mil euros destinado a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto. Recorde-se que a votação termina no dia 6 de novembro de 2023.
Para mais informações contacte através do 969 584 126.