Passar para o Conteúdo Principal Top

Edição 2024 do Orçamento Participativo de Azambuja recebeu 25 ideias para investimento

Na presente edição, 2024/2025, do Orçamento Participativo do Município de Azambuja, está concluída a fase de apresentação de propostas, tendo sido recebidas 25 ideias de investimento nas diferentes áreas elegíveis.

Qualquer cidadão, maior de 16 anos, poderia apresentar as suas propostas em áreas como educação e juventude; cultura e património; turismo e promoção económica; desporto; saúde e ação social; espaços públicos; infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade; proteção ambiental, energia e sustentabilidade; reabilitação e requalificação urbana; segurança e proteção civil.

Das 25 propostas submetidas para análise técnica, foram apresentadas para 10 propostas para a Freguesia de Azambuja; 7 para a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa; 4 propostas para a Freguesia de Vale do Paraíso; 3 propostas para a Freguesia de Aveiras de Cima; e 1 proposta para a Freguesia de Aveiras de Baixo.

Para esta edição, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.

As 25 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt, e serão, nesta próxima fase, objeto de análise técnica e validação para confirmação dos requisitos divulgados no respetivo programa. Está planeada para outubro, a abertura do período de votação pública nas propostas que vierem a ser aprovadas na fase de análise.

 Sublinhe-se que, o Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

14 Mai '24

Documentos