A edição 2024 do Orçamento Participativo (OP) do Município de Azambuja avança agora para a fase de votação, que decorre entre os dias 07 de outubro e 14 de novembro.
Conforme estabelece o regulamento, podem participar no processo de votação os cidadãos com 16 anos ou mais, desde que comprovem ser residentes ou naturais de Azambuja. Cada votante tem direito a três votos, sendo que dois deles devem ser atribuídos a projetos de freguesias distintas, enquanto o terceiro voto pode ser direcionado a um projeto de âmbito municipal.
Dentro das diversas áreas elegíveis e após respetiva análise das propostas submetidas, foram validadas 10 propostas, que se encontram em votação:
Proposta n.º 2: Requalificação do Parque Infantil da Urbanização dos Chães (Freguesia de Aveiras de Cima)
Proposta n.º 3: Beneficiação da Travessa das Escadinhas na Póvoa de Manique (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
Proposta n.º 4: Limpeza e Manutenção do acesso à Nascente da Fonte (Freguesia de Vale do Paraíso)
Proposta n.º 9: Instalação de Compostor Comunitário (Freguesia de Aveiras de Cima)
Proposta n.º 12: Beneficiação do Campo Polidesportivo de Vila Nova de São Pedro (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
Proposta n.º 13: Reabilitação do Jardim da Antiga Escola Primária de Vila Nova de São Pedro (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
Proposta n.º 14: Reabilitação da Calçada junto às Torres na Avenida Condes de Azambuja (Freguesia de Azambuja)
Proposta n.º 19: Colocação de Sinalética e/ou Lomba na Rua José Luís Soares de Brito (Freguesia de Aveiras de Cima)
Proposta n.º 20: Requalificação do Parque Infantil de Casal de Além (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
Proposta n.º 21: Colocação de Telheiro no Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja (União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)
A votação tem duas modalidades disponíveis para os cidadãos: através da plataforma digital op.cm-azambuja.pt ou por SMS. Em ambas as formas, é necessário garantir a autenticidade da sua identidade.
Para votar via SMS, basta enviar uma mensagem gratuita para o número 4902, com o seguinte formato: OPAZB p[número da proposta] [número do cartão de cidadão] {data de nascimento (aammdd)] Aceito.
Por exemplo: OPAZB p230 1234567 20001201 Aceito.
O objetivo do Orçamento Participativo é promover uma cidadania ativa, ampliando o diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população, e dando aos habitantes a oportunidade de decidir como uma parte do orçamento público será investida. Para esta edição, está reservado um montante total de 120 mil euros, atribuindo um máximo de 15 mil euros a cada projeto mais votado, num total de 8 projetos.